Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Como escolher o tubo para coleta de sangue

 

A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. Deve-se enfatizar que os produtos utilizados para efetuar a obtenção do sangue são de extrema importância, pois auxiliam em um melhor resultado dos exames, ao reduzir a ocorrência de erros na coleta e podem ser fatores de interferência na fase pré-analítica.

Tubo para coleta de sangue a vácuo e/ou aspiração com aditivos que inibem a coagulação do sangue e/ou plasma para garantir que os componentes a serem dosados. Os anticoagulantes têm o papel de interromper a ativação da cascata de coagulação, inibindo a formação da protrombina, impossibilitando a formação do coágulo.

 

TUBO COM GEL SEPARADOR DE TAMPA AMARELA

Utilizado para dosagem em sorologia, imunológica, bioquímica, hormônio. A parede do tubo é revestida com partícula de sílica, que acelera o processo de coagulação e contendo no fundo do tubo o gel. Este material possui propriedade tireotrópica que é densidade intermediária entre o sangue coagulado e o soro. Durante a centrifugação, a barreira de gel move-se para cima posicionando-se entre o soro e o coágulo, onde forma uma barreira estável, separando o soro dos outros componentes celulares. O soro pode ser utilizado diretamente do tubo de coleta, eliminado a necessidade de transferência para outro recipiente.

 

TUBO COM CITRATO DE SÓDIO DE TAMPA AZUL

Utilizado para dosagem dos testes de coagulação. Contêm em seu interior solução tamponada de citrato trissódico. As concentrações utilizadas atualmente são de 3,2 ou 3,8%, na proporção de nove partes de sangue para uma parte de solução de citrato. As diferentes concentrações de citrato podem ter efeitos significativos nas análises do tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa).  O tubo para velocidade de hemossedimentação (VHS), deve aspirar quatro partes de sangue adicionadas a uma parte de citrato trissódico.

 

TUBO COM EDTA DE TAMPA ROXA

Utilizado na dosagem de exames de hematologia, linfócitos T, carga viral, genotipagem, e de citologia. As paredes internas dos tubos são revestidas com EDTA (etilenodiaminotetracético) K2 ou EDTA K3. O EDTA é um anticoagulante eficiente que não afeta a contagem celular e altera minimamente o tamanho da célula. Ele impede a coagulação ao quelar aos íons de cálcio, um importante cofator no processo de coagulação. O EDTA K2 é o anticoagulante recomendado para hematologia por ser o melhor anticoagulante para preserva a morfologia celular.

 

TUBO COM HEPARINA DE TAMPA VERDE

Utiliza na dosagem bioquímica, genética. A parede interna do tubo é revestida de heparina sódio. Esse anticoagulante ativa as enzimas antiplaquetárias, impede a coagulação do sangue ao inibir a trombina e o fator Xa, bloqueando assim, a coagulação em cascata dos elementos do sangue. Os tubos de heparina também estão disponíveis com gel, as concentrações dos anticoagulantes acima devem estar dentro de um intervalo específico.

 

TUBO COM FLUORETO DE SÓDIO DE TAMPA CINZA

Utilizado na dosagem de glicose e lactato. Contêm em seu interior um anticoagulante EDTA que preserva a morfologia celular e fluoreto de sódio que é inibidor glicolítico estabilizando a glicose. As concentrações de EDTA devem estar dentro do intervalo de 1,2 a 2 mg de EDTA, e de 2 a 4 mg de fluoreto de sódio por ml de sangue.

Posts Relacionados

Compartilhe