Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Entenda a aplicação do teste da velocidade de hemossedimentação (VHS)

 

O teste da velocidade de hemossedimentação (VHS) pode ser útil na documentação de processos infecciosos, inflamatórios ou neoplásicos, na avaliação do grau de atividade ou da extensão da doença de base e, em alguns casos, da resposta à terapêutica instituída.

Apesar de inespecífico, o VHS é indispensável na investigação e acompanhamento de casos de arterite temporal ou de polimialgia reumática, orientando o tratamento mesmo antes do resultado de eventual biópsia.

 

MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO

Dentre as diversas técnicas disponíveis para a determinação do VHS, a de referência é a de Westergreen. Neste método, 1,6 ml de uma mistura de sangue venoso mais 0,4 ml de citrato de sódio a 3,8% são colocados num tubo transparente com diâmetro interno de 2,5 mm e graduado em milímetros. A marca zero da graduação fica na extremidade superior, exatamente a 200 mm da ponta da pipeta.

A técnica exige que o tubo com a amostra de sangue seja mantido exatamente na vertical e permaneça em repouso pelo menos durante uma hora. A leitura é dada pela altura da coluna de plasma, no limite de separação com as hemácias sedimentadas. O resultado, expresso em milímetros por hora (mm/h), mede a hemossedimentação.

 

FATORES QUE INFLUENCIAM O VHS

A velocidade com que as hemácias sedimentam no tubo depende do volume e da forma dos eritrócitos e das proteínas do plasma. Fatores que reduzem a sedimentação das hemácias incluem a rigidez e alterações morfológicas celulares. Fatores que aumentam o VHS incluem estados de hemodiluição e a eventual presença de proteínas plasmáticas assimétricas e de alto peso molecular que se ligam à membrana celular. O VHS pode aumentar em condições fisiológicas, incluindo a menstruação, a gravidez e o envelhecimento.

Posts Relacionados

Compartilhe