Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Gestão de laboratório de análises clínicas: prepare-se para as demandas sazonais

 

De acordo com o presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina (APM), André Jaime, as análises clínicas necessárias para monitorar o estado de saúde de pacientes devem ser realizadas rotineiramente em homens e mulheres dos 20 aos 65 anos de idade, de acordo com os pedidos médicos.

Em cada caso, os profissionais da saúde solicitam desde a medição de ureia, creatinina, ácido úrico a controle de colesterol, triglicerídeos e sorologia para anticorpos ou determinados vírus no sangue.

Entretanto, a sazonalidade é um ponto que sempre deve ser bem planejado pelo laboratório de análises clínicas. Em determinadas épocas, os estabelecimentos acabam recebendo um número maior de pacientes, geralmente, quando há problemas gerais de saúde, como a busca por exames que mostrem determinada doenças ou vírus no corpo, como o Zika, febre amarela, dengue ou H1N1.

Outros momentos nos quais são registrados os aumentos de demanda são nas épocas de coleta para verificar a diabetes, hepatite B e C ou HIV no sangue.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, quase 30% dos brasileiros têm plano de saúde e cerca de 70% do país usa o serviço público de saúde. Considerando que esse público seja direcionado nessas épocas do ano para que realizem as coletas, os laboratórios necessitam de uma gestão laboratorial eficiente para que sua estrutura, qualidade e atendimento não sejam comprometidos.

 

Mas como é possível estruturar a equipe para a alta demanda?

A presumir que a estrutura de um laboratório de análises clínicas deve estar preparada para uma grande entrada de clientes, o gestor de uma instituição precisa estar atento à sua equipe, verificar se existe pontualidade nas operações e se possui recursos tecnológicos que o ajudem nas etapas do atendimento.

Para que um laboratório funcione de forma saudável, conseguindo receber pessoas e tendo um alto nível de qualidade e de satisfação e fidelização, ele precisa trilhar alguns passos. São eles:

#1. Equipe bem treinada. Seus colaboradores são os principais responsáveis pela retenção e fidelização de pacientes. Isso porque o cuidado que lhes for prestado durante o atendimento dirá se ele retornará ou não para o laboratório.

Portanto, conhecer bem esse indivíduo e entender suas necessidades vai além de solicitar seu nome e telefone, mas compreende também conhecer sua expectativa quanto ao atendimento. Ter seus dados estruturados, com informações já sobre seu estado de saúde, mostra uma preocupação da instituição com ele. A equipe deve estar preparada para receber todos os tipos de feedback, desde elogios a reclamações.

#2. Atendimento online. Estima-se que 26% das pessoas não consigam agendar exames e consultas na primeira ligação. Por meio de agendamento pela internet, o laboratório de análises clínicas aumenta o conforto do paciente, pois reduz o tempo de espera em uma ligação telefônica, além de ter a facilidade de remarcação de consultas e exames.

O atendimento online também permite a redução de agendamentos, que chegam a onerar em 80% os custos de uma instituição.

#3. Redução no tempo de espera. Esse é um dos principais problemas na gestão laboratorial. Para que haja um controle no tempo de atendimento, é necessário que a equipe esteja alinhada e faça uma fase pré-analítica muito assertiva para que os pacientes recebam um atendimento ágil e eficaz, a partir de informações disponíveis para os atendentes.

Esse último passo diz respeito à forma como o laboratório se organiza. Não somente em sazonalidades, mas durante todo o tempo, o laboratório deve estar bem estruturado.

 

Organizando de dentro para fora

Porém, para isso, é importante considerar que a organização dos pedidos de materiais de laboratório e do almoxarifado também respeite critérios.

No caso dos pedidos, em um post anterior, falamos muito de como é importante ter um fornecedor de confiança para que o laboratório não fique sem insumos e para que as entregas sejam feitas pontualmente, sem atrasos e problemas.

Imagine que em um momento de alta demanda, o estabelecimento fique sem produtos para efetuar as coletas e exames de seus pacientes? Esse é um cenário inconcebível para qualquer laboratório!

Por isso, é importante que o gestor do almoxarifado esteja sempre atento ao fluxo de exames versus o estoque disponível.

Confira algumas dicas para otimizar esse processo:

  • Organização dos materiais e reagentes

– Devem ser armazenados, manipulados, transportados e descartados, considerando a incompatibilidade ou reatividade das substâncias químicas.

– Devem estar sinalizados corretamente com um sistema de identificação e sob a temperatura que não deve ultrapassar os 38ºC.

  • Uso e disposição de equipamentos laboratoriais

– Tubos para coleta, agulhas, cateteres e outros equipamentos devem ser armazenados de forma segura, assim como vidrarias, funis, balões e outros materiais devem ser agrupados conforme o tipo e armazenados em gavetas e armários específicos com identificação.

Para um atendimento de excelência, em época de alta demanda, os laboratórios precisam contar com a organização e gestão do estoque e fazer um alinhamento preciso entre a área técnica e o setor de comprar para realizar um trabalho focado no bem-estar e fidelização do paciente.

 

Posts Relacionados

Compartilhe