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Humanização: o papel do técnico de laboratório na satisfação do paciente

 

Existem muitos motivos para que um laboratório de análises clínicas implante em sua gestão o atendimento humanizado. O principal deles está relacionado com a eficiência no cuidado, confiança e fidelização do paciente.

A humanização no atendimento é uma atividade que deve ser realizada de dentro para fora. Além da cordialidade e do bom atendimento, este conceito também envolve a discussão de tecnologias e novos produtos para tornar a realização de alguns tipos de exames menos invasiva.

Dependendo do problema de saúde, o paciente precisa refazer diversas vezes procedimentos que não são agradáveis, porém necessários para acompanhar a evolução do caso. Para alguém que já está fragilizado essa rotina é desgastante e desanimadora.

A importância do técnico de laboratório no atendimento humanizado

O papel do técnico de laboratório faz toda a diferença no processo. Isso porque esse profissional deve, além de direcionar os pedidos de compras de insumos e equipamentos necessários para os exames, preparar o paciente para a fase mais complexa, que é a coleta sanguínea.

Veja algumas dicas que podem ser seguidas por esse profissional para tornar o atendimento ainda mais humanizado:

A importância de individualizar: Fazer exames de sangue é considerado, por muitas pessoas, um mal necessário. Desta forma, a experiência que já não é boa para muitos, não pode ser tratada de forma hostil. Por isso, o técnico deve respeitar as individualidades de cada cliente e se adequar às expectativas e necessidades de cada um. Se um indivíduo sinaliza que a coleta deve ser feita com ele deitado, por exemplo, o técnico de laboratório deve estar atento. Existe a grande possibilidade dessa pessoa já ter tido problemas com desmaios ou convulsões e ela estar preocupada com a situação que pode se repetir.

Treinamento: Para que um técnico de laboratório possa logo no início identificar os possíveis medos do paciente, ele precisa estar bem treinado. O condicionamento da equipe e a imposição das missões e valores do laboratório devem estar muito claros para que eles auxiliem o quanto puderem em todas as etapas do atendimento do público. Treine sua equipe constantemente.

Preste atenção ao paciente: Conversas paralelas ou distrações com os colegas, além da falta de cuidado na hora da coleta é uma das principais reclamações por parte dos pacientes. Por isso, é importante atender os clientes em salas privativas com divisórias e orientar o técnico a voltar-se inteiramente para o atendimento durante o processo de coleta de material.

Preparação dos exames: Atentar-se para que a coleta seja impecável na primeira tentativa também é um importante papel do técnico em análises clínicas e que mostra a preocupação com a humanização no atendimento. O técnico deve estar atento aos procedimentos de praxe, como:

  • orientar o paciente para o jejum de 12h;
  • preparar os materiais antes da coleta;
  • escolher a agulha de acordo com o paciente;
  • escolher o tubo de coleta apropriado para cada situação;
  • verificar se o paciente está confortável e criar um clima de empatia no atendimento.

Oriente os técnicos de laboratório a aplicarem esses direcionamentos e faça com que seu laboratório de análises clínicas seja também reconhecido pelo atendimento humanizado. O bom atendimento fideliza o cliente.

 

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