Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Os 6 erros mais comuns de um laboratório de análises clínicas

 

No processo de atendimento do laboratório de análises clínicas existem três importantes fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Respectivamente, essas etapas correspondem a preparação, coleta, armazenamento e transporte de amostras; realização dos exames e, por final, aos processos de validação e liberação de laudos com a entrega para o médico.

A primeira fase, a pré-analítica, é responsável pela maior parte dos erros ocorridos em um laboratório de análises clínicas. De acordo com Binita Goswami, cerca de 77% das falhas encontram-se na fase pré-analítica, seguido de 15% na pós-analítica e 7,9% na analítica.

Essa etapa é muito importante porque se inicia no consultório médico, onde é feito o pedido para coleta de sangue com o objetivo de acompanhar um check-up, descartar ou confirmar um diagnóstico do paciente. Isso será pontual para a decisão do especialista, que precisa ter em mãos resultados corretos para conduzir o melhor e mais assertivo tratamento para determinada patologia.

A fase seguinte, a analítica, trata da análise do material coletado. Nessa etapa são contemplados diversos processos, como os métodos e controle de qualidade, bem como o treinamento de profissionais que vão manipular e avaliar os resultados de forma que sejam fidedignos e que deem uma melhor solução para a tomada de decisão do médico.

Esse tópico, inclusive, é tratado na última etapa, a pós-analítica, em que é feito o laudo do exame. É nessa fase que o médico recebe a interpretação das amostras colhidas na pré-analítica e consegue dar um melhor encaminhamento ao paciente com base nas informações ali reportadas.

O papel do laboratório é apoiar o diagnóstico preciso para que o paciente tenha um tratamento de excelência. Porém, no dia a dia, as falhas acontecem e podem comprometer todo o processo.

Veja os 6 principais erros que podem ocorrer em laboratórios de análises clínicas:

#1 – Não informar o preparo correto para coletas
Não são todos os laboratórios que qualificam e preparam seus funcionários para informar esse preparo e reduzir erros neste momento. Essa desorganização pode comprometer resultados importantes dos laudos finais. As 12 horas de jejum, sem ingestão de alimentos e consumo de bebida alcoólica, bem como informar o uso de medicamentos, garantem que não haja a má interpretação e alterações de valores em exames.

Por isso, oriente sua equipe a sempre informar os requisitos de cada exame para o cliente.

#2 – Atendimento sem excelência
Desde o cadastro até a coleta, o laboratório de análises clínicas deve criar um elo de humanização com seus pacientes. É muito comum profissionais não inserirem os dados dos pacientes corretamente no sistema e também na etiquetagem dos tubos de coleta, aumentando erros na identificação do mesmo e da amostra. Isso toma muito mais tempo e reduz a confiança no estabelecimento.

#3 –  Não prestar atenção à coleta é prejudicial
Esse momento deve ser de especial atenção para que os profissionais ajam com cuidado e destreza com os pacientes, seguindo protocolos que reduzam erros no momento da coleta de exames.

É corriqueiro encontrar técnicos de laboratório que não se atentam ao preparo e organização dos equipamentos, que deve ser feito antecipadamente, e, assim, colhem amostras insuficientes ou inadequadas e com o tubo ou identificação incorretas.

#4 – Não armazenar corretamente o material coletado
De acordo com a resolução RDC 302/2005 da Anvisa, no parágrafo 6.1.10, o transporte de amostras deve ser feito em recipiente isotérmico, garantindo sua estabilidade desde a coleta até a realização do exame.

Isso tudo pensando na preservação das boas condições do material biológico para a análise. Porém, é possível ainda conhecer locais em que a correta identificação e acondicionamento das amostras em recipientes corretos não são realizadas a fim de evitar resultados errados e perda de materiais.

#5 – Não analisar corretamente as amostras coletadas
Nessa segunda fase laboratorial, a analítica, o profissional de saúde deve estar atento e conhecer os processos tecnológicos envolvidos na análise da amostragem, como também garantir a qualidade dos resultados, monitorando os processos de análises, verificando os instrumentos e reagentes. Isso o ajudará a identificar pontos críticos e corrigir possíveis problemas que não estejam em conformidade com os métodos de Controle Interno da Qualidade – precisão e exatidão nos resultados.

#6 – Interpretação incorreta dos resultados
Um laudo orienta cerca de 70% das decisões médicas. É muito comum haver erros nessa etapa do processo, o que gera problemas sérios na interpretação de resultados e tomada incorreta de decisões. Por isso, o passo acima é de extrema importância para a atenção dos técnicos de laboratórios. Eles devem estar atentos para a análise mais correta possível das amostras para que gerem valores assertivos, visando o melhor diagnóstico para o médico e seu paciente.

É necessário ter cuidados específicos em todas as fases de um processo de exame laboratorial. Isso será tão valioso para os profissionais envolvidos quanto para o paciente.

Reduzir erros na operação é sinônimo de conquista de confiança, aumento da qualidade e fidelização dos clientes.

 

Posts Relacionados

Compartilhe