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Boas práticas para um controle de estoque assertivo

 

Os  laboratórios de análises clínicas, de maneira geral, enfrentam dificuldade para gerir o estoque de insumos. Isso ocorre basicamente devido à complexidade envolvida no processo de compra desses itens.

Mas onde está essa complexidade? Simples. No dia a dia, é preciso gerenciar três importantes fatores: grande número de produtos diferentes que precisam ser adquiridos; diversos fornecedores que vendem esses materiais de laboratório e a instabilidade na oferta desses produtos.

Diante disso, fazer uma gestão precisa do estoque é um desafio complexo e que exige muita organização para que dê certo.  

Como otimizar a gestão do estoque?

Para ter um bom fluxo de funcionamento, o ideal é que o profissional do almoxarifado faça um cadastro de todos os itens, incluindo a quantidade e a data de validade de cada.

Caso o laboratório não tenha um software de gestão, esse controle pode ser feito manualmente no excel – lembrando que a chance de erro humano, nesse caso, é maior. Já no caso de possuir o sistema de gestão, automaticamente, ele será alertado em relação à validade e disponibilidade dos materiais.

Organize as categorias

Para facilitar o controle visual, é importante organizar os materiais de laboratório por categoria, ou seja, separando reagentes, seringas, agulhas, luvas e etc. Isso é fundamental para conseguir gerenciar o estoque e fazer o monitoramento dos níveis máximo e mínimo de insumos.

A melhor maneira de fazer uma gestão laboratorial de estoque de sucesso é monitorando o giro dos materiais e trabalhando com o estoque mínimo. Para isso, você deve conhecer os produtos e demanda do seu laboratório de análises clínicas.

Outro método muito eficaz é o FIFO, do inglês (first in first out). Ao adotar essa prática, você garante que o primeiro produto que entra também será o primeiro a sair. Por exemplo, se você compra 10 caixas de um material e a primeira delas fica armazenada embaixo é possível que esses insumos tenham o prazo de validade vencido antes dos demais.

Estreite relacionamento com o fornecedor

Entretanto, todo esse processo de controle de estoque pode ser simplificado e mais assertivo se você estabelecer um relacionamento de parceria com o fornecedor de materiais para laboratórios. Ao fazer isso, você tem a possibilidade de fazer parte dos programas de relacionamento do parceiro e obter uma série de vantagens.

A Cremer Diagnóstica, por exemplo, busca concentrar a oferta de produtos de forma que a gestão de laboratório de análises clínicas não precise ter diversos interlocutores e ainda consiga concentrar todos os pagamentos numa ata específica, por meio de um único boleto e número de entrega, com garantia de estabilidade e preço.

À medida que faz uma negociação desse tipo, o fornecedor estuda a demanda e segrega o estoque para aquisição exclusiva, evitando assim, que a eventual sazonalidade de mercado possa deixar o cliente descoberto. Outra vantagem é que ao negociar um pacote, o estabelecimento tem a possibilidade de contar com preços mais competitivos. E isso é possível porque o fornecedor otimiza toda a cadeia e leva em consideração que tem uma demanda estável e um processo de venda escalável.

Sem contar que ao analisar a participação dos custos de materiais descartáveis no total das despesas do laboratório, já fica claro que ter um parceiro que otimize a gestão de estoque e libere tempo da equipe para focar no core business é muito vantajoso.

Conte conosco para facilitar sua rotina de gerenciamento de materiais de laboratórios.

 

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