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Gestão laboratorial: melhore a receita e aumente o lucro

 

Apesar da crise econômica, o mercado de medicina diagnóstica continua sendo considerado um segmento promissor.

Segundo um estudo da PwC, o envelhecimento da população, a conscientização das pessoas sobre a necessidade de se cuidarem para prevenir doenças e o crescimento do acesso aos planos de saúde ainda se mostram como uma boa oportunidade para o setor.

No entanto, o desafio é grande principalmente para o segmento de medicina diagnóstica. Inevitavelmente, por conta da crise nos últimos anos, houve aumento dos custos, já que a maioria das despesas são atreladas ao dólar, uma vez que a modernização do parque tecnológico não pode ser adiada.

E, com a alta do desemprego, muitos brasileiros perderam seus planos de saúde, fato que atingiu o mercado de saúde como um todo.

Diante disso, aprimorar a gestão laboratorial e ter um controle mais preciso da receita e do lucro passa a ser mais essencial do que nunca.

 

Como aumentar a receita em tempos de crise?

A melhor forma de capturar novos clientes e aumentar o lucro do seu laboratório de análises clínicas é investindo em estratégias de marketing e revendo a eficiência das rotinas operacionais.

Para isso, você pode preparar materiais de comunicação que reforcem a importância da prevenção à saúde, mostrar os diferenciais do seu laboratório e ainda criar promoções ou preços competitivos para estimular a realização de exames particulares – já que a margem de lucro é maior e o recebimento é feito na hora.

Da mesma maneira que para ter uma margem de lucro positiva é importante planejar a otimização da rotina operacional.

Neste ponto, é importante controlar o estoque dos materiais de laboratório, avaliar novas possibilidades de negociação com os fornecedores e implementar tecnologia para alavancar o ganho operacional.

Além disso, dentro do modelo de gestão de laboratórios de análises clínicas é importante considerar a gestão financeira do negócio e verificar as negociações feitas com as operadoras.

Uma boa estratégia é se espelhar nas boas práticas aplicadas pelas gigantes do setor, como DASA e Grupo Fleury e não esquecer que o gestor de um laboratório deve ter uma visão menos técnica e mais administrativa.

 

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