Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

5 dicas para não errar nos pedidos de materiais de laboratório

 

Compro mais materiais e deixo em estoque ou faço os pedidos conforme a demanda? A decisão parece simples, mas o processo de controle dos insumos laboratoriais é um grande desafio para a gestão do laboratório de análises clínicas.

Isso porque se não tiver uma gestão laboratorial precisa em cima dessa área, as falhas podem surgir e comprometer a eficiência operacional.

Você não quer que isso aconteça não sua unidade, certo? Por isso, confira as dicas para fazer a compra certa dos materiais de laboratório.

1. Eleja um responsável pelo controle

Quando o projeto não tem um “dono”, ele costuma não evoluir. Por isso, encare a gestão de insumos como um projeto interno que precisa caminhar para que todas as demais áreas funcionem bem. Por isso, eleja um responsável pela gestão dos materiais de laboratório. É preciso ser alguém que faça a análise da demanda, entenda de estatísticas e compreenda o valor de um planejamento bem feito no resultado do estoque.

2. Entenda a demanda

Identifique qual é a necessidade de compra dos materiais de laboratório e como isso é desdobrado para o estoque. Ao fazer isso, você fará compras de acordo com a necessidade do laboratório e evitará o acúmulo ou falta de estoque.

3. Alinhe a comunicação interna

Se você tem um sistema de gestão, teoricamente, ele vai otimizar o processo de controle de estoque. Porém, caso seu gerenciamento seja feito de forma manual, é preciso promover a conscientização sobre a necessidade de um bom fluxo de comunicação interna.

4. Analise a utilização do estoque

Em algumas situações, você pode notar que está comprando mais luvas de látex do que o normal, por exemplo. Isso pode indicar o consumo descontrolado de determinado produto. Nessa ocasião, é importante analisar o que pode estar gerando esse comportamento. Vale, por exemplo, identificar qual ação está sendo feita erroneamente e que esteja refletindo em desperdício.

5. Faça controles periódicos

Para que não ocorram falhas no gerenciamento de insumos, principalmente quando se trata de um laboratório com várias unidades, a implementação de controle periódicos do estoque é uma alternativa eficaz.

Coloque em práticas essas dicas e melhore a gestão de estoque dos materiais de laboratório.

 

Posts Relacionados

Compartilhe