Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Como evitar a falta de materiais laboratoriais para uma gestão em alta

 

Não tem nada mais desastroso para a imagem de um laboratório de análises clínicas do que precisar fazer a recoleta de sangue ou qualquer outro material para a realização de exames.

Quando isso acontece, além de gerar um novo custo para o laboratório (já que precisará refazer os exames, mas não ganhará novamente para isso), ainda é colocado em xeque a credibilidade da marca, atestando que não está capacitada para tal.

A boa execução do processo de coleta de sangue ou mesmo de fezes/urina está diretamente ligada com a qualidade e a disponibilidade de suprimentos no laboratório. Isso quer dizer que se você cair na tentação de comprar um produto por um preço muito mais baixo do que o praticado pelo mercado ou não gerenciar adequadamente o estoque de suprimentos, pode-se gerar uma enorme dor de cabeça com os clientes e internamente.

Porém, a boa notícia é que ao adotar simples medidas é possível evitar que isso aconteça e manter a qualidade nos procedimentos. Veja:

# Certifique-se da qualidade dos materiais que está comprando

O velho ditado “o barato sai caro” se aplica perfeitamente quando o assunto é controle de qualidade e diagnóstico da saúde. Se você não utilizar materiais laboratoriais de boa qualidade, o resultado dos exames ou a amostra pode sofrer alteração. Isso é grave e não deve acontecer. O ideal é que não ocorra uma nova coleta de exames por conta de falhas internas.

# Gerencie a eficiência em toda a cadeia de valor

Entender como funciona o transporte dos materiais de laboratório é um ponto importante. Dependendo de como essa etapa é feita, os produtos podem ser danificados e perder sua eficácia. Por isso, conhecer os padrões de atendimento e qualidade do fornecedor é essencial em toda a cadeia de valor.

# Aprimore o relacionamento com o fornecedor

A partir do momento que se estabelece um relacionamento de longo prazo com o fornecedor, você passa a ter um parceiro que sugere um modelo de compra sob medida para seu laboratório. Pode ser feita tanto uma venda de alto volume como fragmentada, porém com a certeza de que você receberá produtos padronizados e dentro das exigências dos órgãos regulamentadores.

Coloque em prática essas orientações e busque a parceria de um fornecedor confiável, que ajude no processo de gestão e controle do estoque de insumos, garantindo a qualidade em cada item.

 

Posts Relacionados

Compartilhe