Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Conheça o uso da Câmara Neubauer no laboratório

 

A Câmara de Neubauer é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro. Possui uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão. Podem ser contadas as células sanguíneas, tais como as hemácias ou eritrócitos, os diferentes tipos de leucócitos (leucócitos granulócitos e agranulócitos) como também as plaquetas. Além disto, podem ser enumerados também alguns microorganismos.

 

 

MÉTODO ANALÍTICO

A lamínula é colocada sobre a câmara, cobrindo a área central, onde a grade de contagem está. Ela serve para concentrar a amostra entre o fundo da câmara e a própria lamínula, deixando exatamente 0,1 mm nesse espaço.

No caso de contagem hematológica, os leucócitos são contados nos quatro quadrantes laterais e as hemácias no quadrante central. Na uroanálise, são utilizados os quatro quadrantes laterais, para contar leucócitos, hemácias e células epiteliais. Além da análise qualitativa de cristais, bactérias e outras estruturas que porventura possam aparecer.

 

 

Atualmente, existem aparelhos automáticos que fazem este tipo de contagem. Porém, a contagem manual às vezes é necessária para verificar se o resultado obtido pelo aparelho é realmente válido, principalmente em caso onde há doenças graves como leucemia. Assim, a contagem através da câmara de Neubauer é recomendável para comprovar certos resultados, sendo usado em casos de dúvidas da metodologia automática.

Posts Relacionados

Compartilhe