Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Conheça os erros mais comuns com a falta de materiais de laboratório

 

Dentro do processo de gestão laboratorial, o controle de insumos ainda é um ponto que precisa ser amadurecido em muitos laboratórios, principalmente quando falamos de estabelecimentos de pequeno porte.

Com a falta de recursos financeiros para automatizar a gestão de materiais de laboratório é comum que as áreas trabalhem, na maioria das vezes, “apagando incêndios”, o que torna a gestão de laboratório de análises clínicas improdutiva.

Buscar uma alternativa para melhorar o controle de estoque de insumos é uma necessidade latente. Veja os principais erros que podem ocorrer, com a falta de gerenciamento de materiais de laboratório:

Falta de produtos em estoque:

Se você não tem insumos para trabalhar, acabará perdendo clientes, pois sem eles, não é possível fazer o atendimento adequado. Além do prejuízo financeiro, você ainda corre o risco de manchar a reputação da marca.

Estoque parado: 
Se você não conta com um planejamento futuro da demanda dos materiais utilizados, corre o risco de ficar com o dinheiro parado por conta do estoque excessivo ou ter ruptura. Ambos as situações são ruins para a gestão laboratorial.

Gastos desnecessários:

Sem a previsão da demanda e controle do estoque é preciso investir em gastos emergenciais, o que torna a conta final mais cara e ainda reduz a chance de descontos na compra dos produtos.

Além disso, a dificuldade no processo de gestão de insumo também pode comprometer o fluxo de caixa do laboratório. Para evitar essa situação, uma boa saída é estreitar o relacionamento com o fornecedor de materiais de laboratório para que ele o ajude no processo de controle dos itens.

Entre as vantagens com este modelo de parceria está a entrega dentro do prazo combinado, com o recebimento das mercadorias corretas e sem rupturas. Outro benefício é que o fornecedor ajuda na antecipação dos pedidos, o que garante que o insumo não vai faltar.

Caso você não consiga estabelecer uma parceria com  o fornecedor, uma opção  para gerir o estoque de  forma adequada é manter o nível baixo de produtos, de acordo com a curva de utilização.

Portanto, profissionalizar a gestão de insumos do seu laboratório deve ser considerada uma prioridade para  o negócio, pois sem o controle preciso, você acabará tendo uma dor de cabeça desnecessária, além do prejuízo.

Posts Relacionados

Compartilhe