Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Evite atraso na entrega dos materiais para laboratório

 

Um  dos principais desafios da gestão laboratorial é garantir o bom atendimento e a satisfação do cliente aliados à boa saúde financeira do negócio. Para alcançar esse resultado, todos os processos internos e externos devem estar alinhados e estruturados adequadamente. Quando alguma ponta fica desconexa, logo as falhas vão acontecer e isso, sem dúvida, vai comprometer o resultado final.

O atraso na entrega dos materiais é um exemplo de problema que pode comprometer a eficiência da gestão de laboratório de análises clínicas, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Gestão de pedidos descentralizada

Se o seu laboratório optar por descentralizar os pedidos de materiais e formalizar contrato com vários fornecedores, a chance de falhas aumenta consideravelmente.

Isso porque, ao ter que gerenciar diversos parceiros, a própria equipe interna pode acabar se atrapalhando na gestão dos pedidos. Além disso, cada fornecedor trabalha com um prazo de entrega e com um escopo, o que também pode gerar confusão e demora na entrega dos itens.

Além disso, outro ponto a ser considerado é que a maioria dos produtos do mercado laboratorial é importado. Com isso, deve-se estar atento ao processo de fabricação, importação e desembaraço da ANVISA e Receita Federal. O cenário ideal é trabalhar com compras programadas em parceria com os fornecedores.

Alinhamento do fluxo interno

Para evitar a falha no processo de comunicação interna, o ideal é que cada departamento do setor técnico providencie um forecast (previsão de vendas) ou uma média dos itens que usa semanalmente ou quinzenalmente e alinhe isso com o departamento de compras.

Esse procedimento é fundamental, tendo em vista que o processo de compras exige aprovação financeira, cálculo de frete, disponibilidade do produto, entre outros fatores. Assim, fica mais fácil criar regras para realizar os pedidos e evitar atrasos na entrega.

Estabelecer um relacionamento de parceria com o fornecedor de materiais para laboratórios é outra saída importante para evitar atrasos. Ao optar por terceirizar toda a demanda de suprimentos do laboratório com um único fornecedor, você obtém uma série de importantes ganhos como, por exemplo, padronização dos produtos, mais facilidade nos processos de gestão de compra, certeza da entrega no prazo combinado, melhor margem de negociação e descontos, pagamento de uma única fatura, entre outros benefícios.

Já quando se fragmenta a compra de insumos com diversos fornecedores, você passa a ter uma enorme complexidade de gestão interna, além de ter que gerenciar o prazo de entrega.

Otimize a gestão de insumos do seu laboratório e estabeleça um relacionamento de parceria com um fornecedor de materiais de laboratório de sua confiança.

 

Posts Relacionados

Compartilhe