Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Controle de almoxarifado: como um bom fornecedor pode ajudar?

 

Um processo tão delicado como o gerenciamento de pedidos de materiais laboratoriais não pode depender exclusivamente da memória de um profissional.

Por incrível que pareça, o controle visual de prateleira é um método ainda usado na gestão laboratorial. O fato aumenta significativamente a chance de erros e danos, já que qualquer falha na organização de insumos, desde a aquisição até o descarte, pode acarretar em prejuízos financeiros e de imagem ao estabelecimento.

Por conta disso, a automatização do controle do almoxarifado é a maneira mais assertiva para evitar falhas de comunicação interna e garantir que não faltem materiais no dia a dia do atendimento laboratorial.

Outro benefício com o uso de um software de gestão de insumos é a possibilidade de fazer um controle acirrado do prazo de validade dos produtos. Ao cadastrar cada item no sistema, é possível saber se o material está prestes a vencer e, assim, solicitar a troca do produto, por exemplo, ou colocá-lo em uso imediatamente.

Conte com a parceria de um bom fornecedor

Mas você não precisa fazer isso sozinho. Muitos laboratórios ainda não contam com sistema de tecnologia e, por isso, uma boa saída é estreitar o relacionamento com os fornecedores de materiais para laboratório.

A Cremer Diagnóstica, por exemplo, tem o registro de compra de seus clientes, tendo conhecimento de sua demanda e histórico de aquisições. 

Com isso, ela consegue mapear o tipo de material mais utilizado por cada um e as preferências de negociações e entrega. Para otimizar a operação do cliente, a Cremer usa todos esses dados em prol do relacionamento.

 

Controle de pedidos versus demanda

Assim, quando um cliente entra em contato para fazer um pedido, a atendente tem condições de questioná-lo se não está na hora de fazer o pedido de um determinado material, já que faz mais de um mês da última compra e, por meio das informações disponíveis em seu sistema, é possível que o estoque esteja acabando.

Outra vantagem em firmar uma parceria promissora com o fornecedor é que ele vai sempre rastrear a entrega em caso de problemas, antecipar os pedidos e até mesmo fazer entregas emergenciais, quando algo sair do controle operacional.

 

Padronização de materiais

Ao optar por terceirizar toda a demanda de suprimentos do laboratório com um único fornecedor, você obtém uma série de importantes ganhos como, por exemplo, padronização dos produtos, mais facilidade nos processos de gestão de compra, certeza da entrega no prazo combinado, melhor margem de negociação e descontos, pagamento de uma única fatura, entre outros benefícios.

Já quando se fragmenta a compra de insumos com diversos fornecedores, você passa a ter uma enorme complexidade de gestão interna. Além do tempo perdido no processo de cotação de diversos itens, ainda terá que administrar variáveis importantes como prazo de entrega, qualidade do produto e pagamento de faturas independentes com datas diferentes e ainda perde o poder de negociação e garantias.

Por isso, otimize o processo de gestão de laboratório de análises clínicas e conte com a gente para ajudá-lo no controle de almoxarifado.

 

Posts Relacionados

Compartilhe