Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Luvas: ESCOLHA o tipo certo para cada laboratório de análises clínicas

 

Cuidar da saúde e proteção dos funcionários durante a jornada de trabalho é também uma das responsabilidades e desafios dos laboratórios de medicina diagnóstica. Diariamente, os técnicos e os enfermeiros lidam com diversos tipos de secreções durante o processo de coleta dos materiais para a realização dos exames.

Diante disso, torna-se essencial garantir o controle de qualidade dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Um dos importantes equipamentos de laboratório que merece atenção especial é a luva. Fazer a escolha certa desse item pode ser mais fácil do que imaginamos se conhecermos a fundo os diferentes modelos disponíveis no mercado.

Confira alguns tipos:

Luva de Látex

Na área da saúde, o uso das luvas de borracha natural (látex) é muito comum. Isso se deve, principalmente, ao custo benefício deste materiais de laboratório.  Além do preço ser acessível, o produto é confortável e oferece uma ótima barreira de proteção. Sua única desvantagem está relacionada à possibilidade do desenvolvimento de reações alergias ao látex ou até mesmo ao pó utilizado no equipamento. Em alguns casos, essa alergia pode variar de urticárias até uma provável anafilaxia. Por isso, importante verificar se dentro do quadro de funcionários há algum com alergia ao látex e garantir sempre um estoque do modelo com e sem talco.

Luva de Nitrilo (ou nitrílica)

Uma das maneiras mais eficazes de evitar problemas alérgicos com o látex é optando por luvas que não sejam feitas a partir deste componente. A borracha nitrílica é um exemplo. Feita de borracha sintética, oferece uma excelente resistência ao contato com os produtos corrosivos e solventes, óleos e alguns ácidos. É considerada um material de laboratório com alto teor de segurança, por isso, apresenta um custo um pouco mais elevado que as luvas comuns de látex. O que pode ser um problema neste tipo de luva é que a dificuldade de atrito na pele. Porém, ao utilizar talco e pó de amido nas mãos fica mais fácil colocá-las. 

Luva de Vinil

Uma outra opção de equipamento de laboratório, destinado principalmente para a área de limpeza e manutenção são as luvas de vinil. A utilização deste tipo de luva também impede a contaminação por vírus e bactérias e a consequente propagação dos germes. É uma opção de menor custo em comparação com as luvas de látex e nitrilo, mas ainda pouco usada na realização dos procedimentos da área da saúde.

Entre as três opções, a luva de nitrila é a que oferece a melhor vantagem em relação à proteção e por ser antialérgica. Porém, seu custo também é um pouco mais alto. A luva de vinil, embora, já tenha sido aprovada pela ANVISA para ser utilizada na rotina hospitalar ainda sofre uma certa resistência de aceitação por conta da dificuldade de conforto e aderência do item nas mãos. Já as feitas de látex ainda são as mais usadas. Se essa é a sua escolha, é sempre importante contar com opções sem talco e ter na reserva outros tipos de luvas para casos alérgicos.

Ah! E não esqueça no momento da compra de fazer o pedido de diversos tamanhos de luvas. Essa é uma dica importante para manter também o controle de qualidade em laboratório de análises clínicas.

Posts Relacionados

Compartilhe