Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Qual a importância do técnico em laboratório para o seu negócio?

 

Para fazer a gestão laboratorial adequada e se manter em regularidade com as normas do setor é necessário destinar pessoas certas para cada função. Uma das áreas de extrema importância dentro dos laboratórios de análises clínicas é a técnica, que tem como prioridade atender o número máximo de clientes com qualidade e eficiência.

Nesse cenário, o perfil do técnico em análise clínica é essencial. Esse profissional é o responsável pela realização de coletas de materiais biológicos e, por isso, deve ter conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades interpessoais com o paciente.

De certa forma, ele é o representante direto do laboratório com o cliente, pois está constantemente na linha de frente, ouvindo as queixas, sugestões de melhorias e tendo, também, o importante papel de tranquilizar a transmitir confiança na hora da realização dos exames.

Além disso, estes profissionais possuem conhecimentos e habilidades para realizar testes laboratoriais, fazer análises microscópicas, realizar diversos exames específicos de acordo com solicitação médica, preparar a amostra do material colhido, orientar o paciente a respeito do tipo de exame e da coleta do material, operar, calibrar e manter os equipamentos em perfeitas condições e diagnosticar doenças de origem parasitárias.

Boas práticas de laboratório

Como seu papel é tão valioso dentro da gestão laboratorial é importante trabalhar de forma a promover a integração das áreas administrativas e técnica. A primeira tem como característica minimizar o custo da operação, enquanto o técnico está focando nos processos de atendimento e realização dos exames.

Quando falamos especialmente da gestão de insumos não é raro encontrar estabelecimentos que, na expectativa de reduzir custos, acabam priorizando a decisão de compra dos materiais de laboratório somente por conta do fator preço – o que, muitas vezes, coloca em risco a eficiência do negócio.

E é por isso que se torna tão recorrente ouvir reclamações da área técnica de que o setor de compras nem sempre leva em consideração as especificações dos pedidos exigidas pela área e sempre considera os itens com custo mais baixo.

Um dos segredos para que tudo dê certo no processo de compra dos materiais para laboratório é incentivar a integração adequada de ambas as áreas, reforçando a importância do controle da qualidade em todas as etapas de execução de um exame, incluindo desde as orientações adequadas para o preparo do paciente antes da realização do procedimento até a máxima qualidade dos materiais de laboratório que serão utilizados.

Valorize a percepção do técnico em laboratório, pois a atuação desse profissional é essencial para ajudar na implantação de melhorias de processos de forma a oferecer sempre o melhor atendimento aos clientes.

Posts Relacionados

Compartilhe