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Seu laboratório faz controle de qualidade para pedidos de insumos?

 

Para garantir a prestação de serviços de auxílio a um diagnóstico preciso e de qualidade, os laboratórios de análises clínicas devem priorizar o controle de qualidade em todas as etapas da realização dos exames, principalmente, na hora de fazer a aquisição dos insumos laboratoriais.

Um dos problemas frequentes encontrados nos estabelecimentos é a reclamação da equipe técnica de que o setor de compras nem sempre leva em consideração as especificações dos pedidos exigidas pela área e sempre considera os itens com custo mais baixo.

Como já falamos em outros posts, o fator preço é relevante para a saúde do negócio, mas é preciso encontrar um equilíbrio saudável entre valor e qualidade. Do contrário, todo o sucesso da operação pode ser comprometido.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), menos da metade dos 16 mil laboratórios privados de diagnóstico do país possuem algum tipo de averiguação interna de qualidade.

O fato é grave. Afinal, as alterações nos resultados de exames poderiam ser evitadas se houvesse um controle de qualidade em diversos fatores que podem ocasionar falhas como: erros na calibração de equipamentos, validade vencida dos reagentes, temperatura elevada no laboratório ou nos equipamentos de conservação, por exemplo.

Uma maneira de evitar que isso ocorra internamente é ao implantar as boas práticas de laboratório, priorizando as normas e diretrizes estabelecidas pelos organismos nacionais e internacionais de qualidade para compras de

O PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), por exemplo, normatiza e certifica os procedimentos realizados dentro do laboratório.

Como funciona o PNCQ

Por meio do site do PNCQ, o laboratório tem acesso gratuito a um software que permite a realização do controle interno da qualidade em tempo real e pode também avaliar seus parâmetros com o de outros laboratórios que utilizam a mesma metodologia. Desta forma, o laboratório dispensa a realização demorada e cansativa de gráficos e tabelas.

É possível baixar o catálogo de produtos para fazer o controle interno dos itens e encontrar as orientações necessárias para o correto processamento das amostras-controle, visando garantir a qualidade dos resultados dos exames laboratoriais de seus pacientes

De acordo com a Resolução RDC 302:2005 da ANVISA, o Controle Interno da Qualidade – CIQ, é um conjunto de procedimentos conduzidos em associação com o exame dos pacientes, para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites pré-definidos.

O laboratório clínico deve utilizar amostras de controle comerciais, regularizadas junto a ANVISA e, quando estas não estiverem disponíveis no mercado, será preciso buscar formas alternativas descritas na literatura, desde que permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.

É importante que os laboratórios verifiquem e validem seu sistema analítico antes de inseri-lo na rotina. Atualmente, o mercado já conta com ferramentas, que se aplicam também aos fabricantes e fornecedores de materiais de laboratórios, para verificar precisão; carreamento; verificação da linearidade; estudos de interferentes; recuperação; painel de performance, além da validação lote a lote/remessa.

Torne o processo de controle de qualidade dos materiais utilizados no seu laboratório mais rigoroso e tenha a certeza de que possui a operação apta para entregar o melhor serviço de apoio ao diagnóstico.

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