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Como criar oportunidades em análises clínicas diante do novo cenário?

 

Buscar uma diferenciação no ambiente da saúde, diante de tantas ameaças que rondam o setor, é realmente um desafio para os laboratórios de análises clínicas. O aumento dos custos operacionais, as mudanças constantes nas regulamentações do setor que trazem mais complexidade aos negócios, a instabilidade cambial, o crescente custo dos insumos, além do aumento na taxa de juros e do desemprego, que impactam nos planos privados, deixam o cenário conturbado e, por vezes, desanimador.

Entretanto, importantes oportunidades também surgem no caminho, como por exemplo, a conscientização cada vez maior da importância da medicina preventiva, o interesse dos brasileiros pelos cuidados com a saúde, sendo considerada a terceira prioridade (atrás de educação e habitação) e o surgimento de novos modelos de negócios como os aplicativos e wearebles.

Foi com base nessa visão, que a Cremer Diagnóstica participou do CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e debateu, juntamente, com outros executivos e empresas de renome, interessantes caminhos para criar oportunidades diante do cenário externo da saúde.

Veja abaixo os pontos apresentados por Daniela Camarinha – proprietária e diretora da YouCare como forma de transformar as ameaças em possibilidades de negócios.

Foque-se na sua atividade principal

Para mapear boas oportunidades no mercado é preciso se concentrar no core business. Não adianta insistir em trazer para dentro de casa a gestão de todos os itens. Quando isso acontece, acaba-se perdendo o foco no que realmente importante – atender bem os clientes e realizar mais exames com qualidade. Portanto, busque alternativas para aumentar a eficiência e a produtividade da sua equipe.

Crie novos produtos e serviços 

As ofertas estão cada vez mais similares no mercado e, com isso, se faz necessário buscar caminhos para aumentar a percepção de valor da marca perante os clientes. Uma boa saída é inovar constantemente e lançar novos produtos. Isso é importante não só para aumentar o faturamento como também para atualizar a oferta, dado que o ciclo de vida dos produtos está cada vez menor.

Fidelize os clientes

Trace estratégias para fidelizar sua base de clientes. Em época de crise econômica, todas as empresas estão na busca por novos consumidores. Por isso, concentre-se em não perder a carteira que já possui.

Valorize sua marca e serviço

Se as pessoas têm um médico de confiança porque não podem ter um laboratório de análises clínicas preferido? Sendo assim, invista no relacionamento com o cliente. Por mais sofisticados que estejam, os exames ainda são vistos como commodities. Por isso, é importante criar valor em cima da sua marca.

Reduza a complexidade

Voltando no primeiro tópico sobre a necessidade de focar no core business, priorize a realização de parcerias de sucesso. No seu dia a dia, você vai precisar do suporte de uma empresa de TI que resolva os problemas quando eles surgirem. E isso só será possível com o estabelecimento de parcerias sólidas. O mesmo acontece na hora de comprar material para laboratório. Em média, uma unidade precisa de 500 a 1000 produtos para fazer coleta e realizar seus exames. Fazer inúmeras cotações de cada item gera improdutividade na equipe. O caminho é escolher um fornecedor de material para laboratório que tenha preço e serviços diferenciados.

Para transformar estratégias em bons resultados é preciso mudar a forma de olhar para o negócio. Pense nisso.

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