Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Como fazer o controle de qualidade dos diferentes tipos de curativos

 

Chegou a hora de fazer uma nova compra de insumos para o laboratório de análises clínicas e você está em dúvida se na parte de curativos vale a pena incluir itens adicionais na lista. Afinal, hoje em dia, existe uma infinidade de materiais para laboratório disponíveis no mercado e, é preciso ficar de olho para acompanhar todos os lançamentos.

Para ajudar no planejamento e controle da gestão de insumos, listamos abaixo os principais tipos de adesivos utilizados na área de medicina diagnóstica. Confira:

Curativo Redondo

Sem sombra de dúvida, esse é um dos itens de maior utilização nos laboratórios de análises clínicas. Após a punção venosa ou mesmo aplicações de injeção, esse curativo é usado para estancar a saída de sangue do local. Como possui uma almofada absorvente, logo consegue impedir que o sangue se prolifere.

Para saber se você está comprando um produto de qualidade verifique se ele é confeccionado à base de não tecido, papel siliconizado e conta com a almofada absorvente. Verificar se o material possui o pré-corte no liner também é importante, já que isso facilita a retirada.

Curativo extra-grande

Embora os curativos redondos sejam os mais indicados para serem usados após a coleta de sangue, é sempre bom ter no laboratório outros tipos para eventuais situações de acidentes ou emergência.

Os curativos extra-grande são mais indicados para lesões superficiais, pois protegem e cicatrizam mais rapidamente. O ideal é optar pelos modelos transparentes, que não grudam no ferimento e não saem em contato com a água. Já os pequenos retangulares são usados em machucados menores como nos joelhos, pernas e mãos.

Curativo Infantil

Se a sua unidade de medicina diagnóstica costuma atender crianças com frequência é importante também ter opções de curativos com o mote infantil. Normalmente, as opções trazem personagens famosos, super-heróis e princesas estampados. Mas não deixe de verificar se eles também são desenvolvidos para serem retirados facilmente e estancar o sangue com eficiência.

Curativos retangulares

Também conhecidos como tradicionais, são importantes dentro de um laboratório para garantir conforto aos pacientes que preferem esse tipo de curativo ou que tenham uma vazão maior de sangue ou veias mais sensíveis, como, por exemplo, idosos.

A diversidade de itens pode parecer supérfluo dentro da análise de compras de materiais, porém, se feitos de maneira correta, trazem conforto e qualidade para os pacientes.

Posts Relacionados

Compartilhe