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Como ter controle de qualidade em laboratório de análises clínicas

 

Para um diagnóstico preciso é fundamental que a gestão do laboratório de análises clínicas seja assertiva em todos os processos e que ocorra uma comunicação alinhada entre as diferentes equipes.

Quando se trata da realização de exames, um ponto que deve ser priorizado para garantir a segurança do paciente é o primor pela qualidade nas três fases essenciais do procedimento: Pré-Analítica, Analítica e Pós-Analítica.

Cada uma dessas etapas apresenta variáveis que devem ser gerenciadas com excelência técnica para garantir a confiabilidade dos resultados.

Veja os cuidados necessários em cada momento:

Pré-Analítica

Segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Padova, na Itália, 70% da recoleta realizada pelos laboratórios é decorrente dos erros ocorridos nesta fase. Sendo assim, o momento da coleta do exame deve ser planejado com atenção pelo laboratório de análises clínicas.. Além de orientar corretamente o paciente a respeito dos cuidados que devem ter antes da realização dos exames é fundamental que o laboratório utilize apenas produtos com qualidade. Alguns produtos são mais críticos e precisam ter maior controle como:como agulhas, tubos, coletores, curativos, algodões, entre outros.

Analítica

O momento de análise do material coletado também exige cuidados especiais. Cheque se os reagentes químicos e instrumentos utilizados são de boa procedência e estão de acordo com a RDC 302/2005.

No caso dos reagentes, por exemplo, é essencial que cumpram as exigências de segurança e qualidade determinadas pelos órgãos autorizados. Além disso, eles devem ser muito bem embalados e trazer informações sobre estocagem, manipulação e descarte.

Pós-Analítica

A etapa de emissão dos laudos exige cuidados rigorosos para que nada dê errado no resultado apresentado ao paciente. Após serem aprovados e liberados, os dados devem ser imputados no sistema de informações laboratoriais para a produção do laudo. A legislação vigente (RDC 302/2005) determina uma série de critérios fundamentais que devem ser seguidos à risca para evitar transtornos nesta etapa.

Alinhamento entre as equipes

Um dos grandes problemas enfrentados na estrutura de laboratório de análises clínicas se deve à falta de comunicação entre as diversas áreas internas e até entre as unidades. Como vimos na descrição das etapas fundamentais para a realização de um exame, a qualidade dos produtos assim como o controle da gestão de estoque, são itens imprescindíveis para uma gestão laboratorial primorosa.

Entretanto, um bom software de gestão, que permita reunir os dados em uma única plataforma, é uma excelente solução para otimizar o processo de comunicação e o gerenciamento dos dados. Esse cuidado se torna ainda mais necessário quando o laboratório terceiriza alguma fase da realização do exame, já que o gerenciamento da qualidade e cumprimento de prazos do parceiro também é fundamental.

Entre a boas práticas dos laboratórios de análises clínicas o planejamento da qualidade deve ser um dos principais destaques.

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