Todos os meses é a mesma história: fazer a cotação de insumos com dois ou três fornecedores, receber a planilha com os preços e descontos do período e selecionar a oferta mais atraente financeiramente. Em alguns casos, como a demanda fora da sazonalidade acaba sendo previsível, fica até mais fácil repetir os últimos pedidos de materiais de laboratório, não é?
Se esse é o seu caso, como vem fazendo para garantir o controle de qualidade dos insumos laboratoriais? Você sabia que repetir a fórmula de sempre pode acabar limitando as oportunidades e ainda comprometendo a qualidade dos serviços prestados?
Isso é uma realidade que pode colocar em xeque, inclusive, a eficácia da gestão de laboratório de análises clínicas.
Por isso, é importante atentar-se a dois pontos antes de fazer a compra dos insumos laboratoriais.
1- Separe os itens mais importantes dos secundários
Provavelmente você já deve ter esse mapeamento no laboratório de análises clínicas, mas na hora de fazer os pedidos dos materiais de laboratório é importante que você tenha essa lista separada.
E o motivo é simples. Os itens secundários, ou seja, aqueles que não comprometem diretamente o resultado do exame, não necessitam de tanto empenho para verificar a qualidade na hora da compra. É óbvio que é sempre mais produtivo utilizar esparadrapos e curativos (e todos os outros itens secundários) de qualidade superior. Assim, você agiliza a dinâmica do trabalho e não gera a insatisfação dos clientes.
Mas, o que queremos dizer é que dá para levar em consideração uma promoção ou outra para fazer uma boa aquisição –já que esses itens, embora muito importantes no dia a dia, não interferem nos resultados finais dos exames.
2 – Dê atenção especial aos materiais primários
Porém, os insumos primários, essenciais para a realização dos procedimentos, devem ser priorizados pela qualidade e confiança em relação à marca. São o caso das luvas, coletores, seringas, agulhas, tubos de coleta de sangue e etc. Se o controle de qualidade não for feito com rigidez na etapa da aquisição, com certeza, você estará colocando em risco a atendimento da sua unidade.
Sendo assim, dedique mais tempo para pesquisar a origem de cada produto, avalie o fornecedor e verifique se ele está certificado a comercializar e produzir os materiais de laboratórios necessários para a execução dos procedimentos. Conhecer a procedência da empresa e buscar referência sobre o trabalho do fornecedor é essencial para realizar um processo de compra mais seguro e eficiente.