Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Sinergia entre controle de qualidade e aquisição de materiais de laboratório

 

Imagine a rotina diária de um hospital e a grande rotatividade de pacientes que passam pelo local por dia, semana e mês. Cada um tem um quadro de saúde diferente e precisa de um tratamento único e exclusivo. Na maioria das vezes, o médico visita o paciente apenas uma vez ao dia. Os cuidados adicionais como aplicação e controle de medicação, por exemplo, são feitos pelas enfermeiras. Já pensou o que pode ocorrer se houver uma falha de comunicação entre os profissionais dos diferentes turnos? Dependendo do caso, existe até mesmo a possibilidade de óbito.

O que isso quer dizer?

O alinhamento do processo de comunicação entre as equipes é essencial para o bom desempenho do negócio e para a saúde e segurança do paciente. Isso não somente na rotina hospitalar como também faz toda a diferença na gestão do laboratorio de análises clínicas.

Alinhamento interno

Um problema recorrente e que pode trazer consequências desastrosas para a credibilidade do laboratório é a falta de controle de qualidade nos procedimentos, incluindo o processo de compra dos materiais de laboratorio.

Priorizar a qualidade dos equipamentos e insumos utilizados é uma decisão fundamental para garantir a eficácia do diagnóstico e a satisfação do paciente. Para garantir que isso ocorra, a conexão entre as equipes administrativas e técnicas faz toda a diferença.

Problemas com insumos durante a realização de procedimentos podem acarretar em atrasos e falhas durante o processo. Por exemplo, se a cola do esparadrapo em uso causou alergia em um paciente, na mesma hora, o profissional da coleta deve comunicar o ocorrido para a equipe de compras. Neste momento, cabe ao profissional administrativo buscar alternativas de produtos, seja na composição ou na marca do produto.

Nesse caso estamos falando de um material simples e de uma alergia que provavelmente não acarretaria consequências graves de saúde. Agora, imagine se o mesmo ocorre com o uso de um reagente químico? Melhor nem pensar, né.

Faça uma escolha de qualidade

Prezar pela qualidade na hora de comprar os materiais de laboratório deve ser uma prioridade do estabelecimento. Muitas vezes, o preço é o fator decisivo para fazer uma escolha. Mas antes de torná-lo principal, procure certificar-se sobre as credenciais do fornecedor de insumos e visitar suas instalações.

Internamente, adote o uso de sistemas para laboratório de análises clínicas que favoreçam a troca de informações entre as equipes. Se puder direcionar um profissional para fazer o intercâmbio dos dados entre as áreas, o resultado será ainda melhor.

Posts Relacionados

Compartilhe