Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Controle de estoque: 3 erros mais comuns na gestão laboratorial

 

Uma das dificuldades da gestão laboratorial é controlar o estoque de materiais para laboratório de suas unidades. A falta de planejamento dos insumos leva normalmente a dois problemas: ruptura ou excesso de estoque.

Ambos são negativos para a gestão de laboratório de análises clínicas, trazendo prejuízos financeiros e de reputação.

Veja os principais erros que podem ocorrer por conta do mau gerenciamento de estoque:

1 – Falta de produtos em estoque

Já pensou um cliente chegar no laboratório para realizar um exame e ser informado de que o procedimento não será feito por conta da indisponibilidade de insumos? Esse é o tipo de situação que jamais pode acontecer em um laboratório de análises clínicas. Por isso, conhecer a demanda do laboratório é fundamental para planejar o estoque assertivamente.

2 – Gastos extras

Quando falta algum material de laboratório no dia a dia é preciso fazer uma compra emergencial, certo? O custo com esse tipo de situação faz com que os itens sejam comprados sem desconto, o que diminui significativamente o poder de barganha da empresa com o fornecedor de materiais para laboratórios. Com isso, o gasto extra acaba inflando o orçamento.

3 – Problemas de fluxo de caixa

Estoque é sinônimo de dinheiro. O ideal é sempre fazer um planejamento para trabalhar com o nível mínimo que atenda às necessidades diárias, semanais e mensais de cada unidade. Se isso não acontece, será preciso investir mais e alocar o recurso de capital de giro. Assim, a gestão laboratorial fica suscetível a ter problema com fluxo de caixa.  

Como mudar esse cenário?

Muitas vezes, os problemas com a gestão de estoque são decorrentes da falta de utilização de um software de gestão que gere as informações necessárias e mantenha as equipes informadas sobre as quantidades de insumos disponíveis, prazos de validade e permita fazer o rastreamento de materiais no dia a dia.

Outro fato que potencializa os erros é a falta de integração entre as equipes técnica e administrativa e a dificuldade no processo de comunicação. Para que não haja falhas na gestão de estoque é importante que as duas áreas trabalhem de maneira alinhada e integrada.

Escolha o parceiro certo

Contar com um fornecedor com expertise no segmento laboratorial também faz toda a diferença. Ao desenvolver um relacionamento de parceria, você passa a ter o apoio de uma empresa que vai entregar os pedidos no prazo combinado, evitando, assim, rupturas e surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Outro ponto é que o parceiro consegue ajudar no processo de antecipação dos pedidos, avisando o laboratório sobre a frequência que costuma comprar cada tipo de material, o que é fundamental para ajudá-lo a prever a quantidade de pedidos e evitar que faltem materiais no dia a dia.

E ainda tem o fato de que ao concentrar os pedidos com um único fornecedor, você passa a ter melhores condições comerciais para fazer a aquisição de produtos, gerando saúde financeira ao negócio.

Portanto, reveja como está fazendo a gestão de estoque do seu laboratório de análises clínicas e busque a melhor solução para não comprometer a eficiência operacional.

Posts Relacionados

Compartilhe