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Gestão laboratorial: prepare o estoque do laboratório para não ter prejuízo

 

Diariamente os laboratórios de análises clínicas realizam diversos tipos de exames laboratoriais com o intuito de apoiar os médicos no diagnóstico de possíveis problemas de saúde. Embora cada pessoa tenha uma particularidade, alguns exames costumam ser feitos com mais frequência, apresentando uma curva de demanda, de certa forma previsível na gestão laboratorial.

Entre os exames mais realizados estão, por exemplo, o hemograma, análise de colesterol, tempo de tromboplastina ativada (PTT ou TTP) e tempo de protrombina (TAP ou TP), glicose, ureia e creatina, TSH e T4 livre, PCR, PSA, ácido úrico, entre outros.

Sabendo disso, é preciso traçar um planejamento para controlar a saída dos materiais de laboratório, a fim de não ficar sem insumos para atender aos clientes.

Primeiro a entrar é o primeiro a sair

Um laboratório de análises clínicas trabalha com uma quantidade muito grande de reagentes e outros produtos químicos. Controlar a quantidade de itens estocados e a validade de cada um pode não ser tão simples.

Uma maneira de otimizar a gestão do estoque é orientar os técnicos a utilizarem o método de controle FIFO (first in first out), em que primeiro produto que entra também será o primeiro a sair. Assim, logo que um novo produto chega ao almoxarifado é importante que todos os demais sejam reorganizados para que sejam utilizados antes do item que acabou de chegar. Essa medida evita transtornos e auxilia o gerenciamento do estoque.

Entenda o ciclo de vida de cada produto

Conhecer a demanda do laboratório também é uma prática importante para gerir o almoxarifado sem falha. Para isso, identifique se o estabelecimento tem uma procura por exames que varia muito ou se é linear, estável ou sazonal, por exemplo. A partir dessa informação, fica mais fácil definir as regras de estoque e pontos de operação do sistema de materiais. Oriente a equipe para entender o comportamento do ciclo de cada produto.

Centralize os pedidos com um único fornecedor

Para tornar a gestão laboratorial mais simples e facilitar a etapa de compra dos insumos laboratoriais e ainda reduzir custos, uma boa saída é investir em programas de relacionamento e fidelidade com os fornecedores e concentrar os pedidos com um único fornecedor.

Estabelecer um relacionamento de parceria com o fornecedor de materiais para laboratórios é a melhor forma de evitar erros na gestão de controle dos insumos e no controle de qualidade. O ideal é que a empresa e o vendedor façam uma média de cada item comprado e do período em que a compra foi realizada. Essa informação vai ajudar a entender de quanto em quanto tempo o comprador faz suas compras e quais itens ele compra.

Implemente esses cuidados na gestão laboratorial e evite prejuízos por conta da falta de insumos no seu laboratório.

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