Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Você confia na marca dos materiais de laboratório que usa nas unidades?

 

Ter um controle de qualidade preciso sobre todos os itens necessários para uma gestão laboratorial eficaz não é tão simples quanto parece. Para que a operação funcione adequadamente, sem colocar em risco o atendimento ao cliente e com condições para uma boa execução, é preciso planejar corretamente a aquisição de centenas de materiais para laboratórios.

Os itens utilizados no dia a dia variam desde tubo de coleta de sangue, seringas, luvas – fundamentais para a realização dos procedimentos-, até esparadrapos, por exemplo, que também são importantes como produtos complementares.

Para não cometer falhas na hora de adquirir os materiais é importante determinar pilares que o ajudem a fazer a escolha certa dos fornecedores e, assim, aumentar o controle de qualidade.

Veja algumas sugestões para aplicar no momento da compra dos materiais de laboratório e ter a certeza de que a marca que está comprando vai trazer a qualidade que seu laboratório precisa.

Pesquise sobre a origem do material: para ter a certeza que está comprando um material de qualidade, pesquise a origem do produto adquirido. Analise as informações da embalagem e busque referências sobre o fabricante. Quanto mais pesquisas vocês puder fazer sobre a empresa e o produto, mais chance de acertar na escolha.

Avalie a história do fabricante: para avaliar se a empresa é séria e preocupada em desenvolver materiais diferenciados, pesquise sobre as certificações que ela possui.

Se os produtos são de fabricação nacional, veja se possuem as certificações de ISO adequadas para a classe de produto e o selo BPF (Boas Práticas de Fabricação). A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também determina uma série de parâmetros para garantir a qualidade dos materiais. A CVS-13, de 04-11-2005  controle de qualidade laboratorial e garantir a procedência e conformidade dos produtos utilizados dentro do estabelecimento. Atente-se a essas informações.

Desconfie dos descontos excessivos e dos preços fora do padrão de mercado: este é outro ponto que deve ser avaliado na hora de planejar a compra. Buscar a melhor condição comercial é sempre uma prioridade para reduzir custos e otimizar a gestão laboratorial, mas é preciso ficar alerta sobre preços muito baixos. Normalmente, quando isso ocorre, o fornecedor pode estar na expectativa de “empurrar” um lote de produtos que está prestes a vencer ou com problemas. Avaliar esse tipo de atitude e comportamento do fornecedor é fundamental para classificá-lo como potencial parceiro ou não.

Portanto, dedique esforço e tempo para avaliar a qualidade dos materiais de laboratório que está utilizando na operação. Fazendo isso uma única vez, você já consegue separar o joio do trigo e assim adotar um procedimento de controle de qualidade eficaz. 

 

Posts Relacionados

Compartilhe