Ter um controle de qualidade preciso sobre todos os itens necessários para uma gestão laboratorial eficaz não é tão simples quanto parece. Para que a operação funcione adequadamente, sem colocar em risco o atendimento ao cliente e com condições para uma boa execução, é preciso planejar corretamente a aquisição de centenas de materiais para laboratórios.
Os itens utilizados no dia a dia variam desde tubo de coleta de sangue, seringas, luvas – fundamentais para a realização dos procedimentos-, até esparadrapos, por exemplo, que também são importantes como produtos complementares.
Para não cometer falhas na hora de adquirir os materiais é importante determinar pilares que o ajudem a fazer a escolha certa dos fornecedores e, assim, aumentar o controle de qualidade.
Veja algumas sugestões para aplicar no momento da compra dos materiais de laboratório e ter a certeza de que a marca que está comprando vai trazer a qualidade que seu laboratório precisa.
# Pesquise sobre a origem do material: para ter a certeza que está comprando um material de qualidade, pesquise a origem do produto adquirido. Analise as informações da embalagem e busque referências sobre o fabricante. Quanto mais pesquisas vocês puder fazer sobre a empresa e o produto, mais chance de acertar na escolha.
# Avalie a história do fabricante: para avaliar se a empresa é séria e preocupada em desenvolver materiais diferenciados, pesquise sobre as certificações que ela possui.
Se os produtos são de fabricação nacional, veja se possuem as certificações de ISO adequadas para a classe de produto e o selo BPF (Boas Práticas de Fabricação). A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também determina uma série de parâmetros para garantir a qualidade dos materiais. A CVS-13, de 04-11-2005 controle de qualidade laboratorial e garantir a procedência e conformidade dos produtos utilizados dentro do estabelecimento. Atente-se a essas informações.
# Desconfie dos descontos excessivos e dos preços fora do padrão de mercado: este é outro ponto que deve ser avaliado na hora de planejar a compra. Buscar a melhor condição comercial é sempre uma prioridade para reduzir custos e otimizar a gestão laboratorial, mas é preciso ficar alerta sobre preços muito baixos. Normalmente, quando isso ocorre, o fornecedor pode estar na expectativa de “empurrar” um lote de produtos que está prestes a vencer ou com problemas. Avaliar esse tipo de atitude e comportamento do fornecedor é fundamental para classificá-lo como potencial parceiro ou não.
Portanto, dedique esforço e tempo para avaliar a qualidade dos materiais de laboratório que está utilizando na operação. Fazendo isso uma única vez, você já consegue separar o joio do trigo e assim adotar um procedimento de controle de qualidade eficaz.