Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Evite erros na hora de fazer os pedidos dos materiais de laboratório

 

Você já colocou na ponta do lápis o quanto terá de prejuízo se sua equipe fizer um pedido errado de material de laboratório? Fora a perda financeira, ainda existe o risco de comprometer a qualidade de atendimento ao utilizar uma marca que está fora do padrão exigido pelos órgãos reguladores ou ainda descobrir que não tem determinado produto no estoque quando necessário.

Dimensione os giros dos materiais de laboratório

Para fazer uma gestão de laboratório de análises clínicas assertiva e evitar que a equipe faça pedidos errados é importante dimensionar os produtos que saem mais e os que têm menor giro.

A melhor maneira de obter esse dado é por meio do inventário anual. Não esqueça de considerar os períodos de sazonalidades que ocorrem durante o ano e provocam aumento ou diminuição de realização de determinados exames.

Defina um responsável

Outra situação que também pode causar erros é quando se nota a falta de um responsável para fazer a supervisão dos pedidos realizados versus a real necessidade do laboratório.

O ideal é eleger um profissional que faça uma revisão dos pedidos e alinhe com o estoque primário e secundário. É importante que seja feito um filtro nas informações para que não tenham erros.  

Conheça a demanda do seu laboratório de análises clínicas

Oriente a equipe a fazer cálculos para chegar ao valor ideal de insumos para o período. É comum que o raciocínio seja: faço 100 exames de urina por dia e solicitei 100 kits para coleta, então está OK.

Não, não é assim que deve funcionar. Deve-se levar em consideração que os exames podem ser repetidos por uma série de motivos ou ainda o fator sazonalidade como já falamos.

Faça controles periódicos

Para que não ocorram falhas no gerenciamento de insumos, principalmente quando se trata de um laboratório com várias unidades, a implementação de controle periódicos do estoque é uma alternativa eficaz.

Se o seu laboratório passa por dificuldades no processo de comunicação interno entre as áreas, coloque em prática as dicas acima para organizar o fluxo de pedidos e evitar erros na hora de comprar.

Posts Relacionados

Compartilhe