Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Melhore a comunicação entre as áreas de um laboratório de análises clínicas

 

De que maneira ocorre a troca de informações entre os diferentes departamentos do laboratório de análises clínicas? A área técnica supre as reais necessidades do administrativo? A comunicação entre comercial, financeiro e marketing é eficiente? Todos os colaboradores estão alinhados com a estratégia de negócio da empresa e aplicam no dia a dia as orientações recebidas?

Se ao refletir sobre essas questões você se deu conta que a maioria das respostas foi negativa, saiba que esse problema é mais comum do que parece.

Um dos motivos que justifica esse cenário na estrutura de um laboratório de análises clinicas é que muitos gestores ainda adotam o modelo de liderança baseado em feudos, ou seja, se fecham em seus próprios departamentos, impedindo o intercâmbio de conhecimento.

Estimule o coletivo e integre as áreas

Para mudar essa situação é fundamental conscientizar a equipe – começando pela liderança – sobre a necessidade de estimular a integração entre as áreas e o trabalho colaborativo.

Isso pode ser feito por meio da criação de metas e desafios em comum entre as áreas. Por exemplo, uma das metas pode ser evitar a ruptura de determinados insumos no estoque.

Para que isso aconteça, o fluxo de comunicação entre o departamento técnico e administrativo deve ser impecável. Além de usar um bom sistema para laboratório de análises clínicas, você pode sugerir a realização de reuniões semanais de alinhamento para que os envolvidos façam um alinhamento interno.

Ao atingir o cumprimento da meta é importante contar com recompensas coletivas para estimular o trabalho em grupo.

Melhore a comunicação interna com programas de incentivo

Outra maneira de otimizar o processo de comunicação é por meio da criação de programas de incentivo – pensando sempre no resultado colaborativo e não individual.

Neste caso, o ideal é considerar o reconhecimento em grupo por mérito. Uma sugestão é promover um evento na empresa para premiar os colaboradores que tiveram o melhor desempenho em grupo e os melhores resultados.

Para tornar a campanha mais atraente, você pode criar desafios por categorias e assim, aumentar a chance de estimular a equipe.

E aí, como você estimula a integração da sua equipe? A verdade é que o papel da liderança é fundamental nesse processo. Se você quer melhorar os procedimentos do seu laboratório está na hora de considerar um bom programa de relacionamento interno.

 

Posts Relacionados

Compartilhe