Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Os cuidados necessários com a Diabetes

 

A diabetes está presente na população há tempo, independentemente de faixa etária, classe social ou escolaridade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença atualmente, o que representa 6,9% da população. Esse número aumenta a cada dia, e o diagnóstico tardio atrapalha no prognóstico do paciente, aumentando o risco para o paciente e dificultando o tratamento.

 

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula localizada próxima ao estômago e anexo ao duodeno. Entre suas funções, incluem a secreção de suco pancreático que age no processo digestivo, e a produção de insulina, que é o hormônio que controla o nível de insulina no corpo.

 

Como funciona a Diabetes?

Quando há uma deficiência na atividade pancreática, ocorre um aumento no nível de glicose no corpo, causando uma hiperglicemia. O pâncreas não produz insulina suficiente e a glicose não é aproveitada pelo corpo, sendo excretada pelos rins.

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares.

 

Diabetes Tipo 1

Apenas 10% das pessoas com diabetes tem desse tipo. Ocorre um distúrbio imunológico onde os anticorpos destroem as células beta, impedindo a produção de insulina. Por esse motivo é mais comum em crianças.

O quadro clínico mais característico é de um início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses). Os sintomas  mais comuns são: sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza.

 

Diabetes Tipo 2

Ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para degradar a glicose, ou o organismo não usa a insulina corretamente. É o tipo mais comum, afetando 90% dos pacientes com a doença.

A instalação do quadro é mais lenta. Os sintomas mais comuns são: sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros . Podem demorar vários anos até se apresentarem.

 

Diagnóstico e Tratamento

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diagnóstico é realizado com o teste oral de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica. O exame é feito em diversas etapas, em que são coletadas amostras de sangue em um tempo determinado, geralmente de 30 em 30 minutos. Nos intervalos, o paciente deve ingerir um xarope de glicose. Os resultados são dispostos em um gráfico e permitem o diagnóstico preciso.

Para o controle da taxa de glicemia, é necessário apenas uma gota de sangue, realizada com um lancetador e aplicada em tiras de glicemia. A análise do aparelho medidor de glicemia demora cerca de 3 minutos. Esse controle é realizado diariamente.

Para o tratamento, planejamento alimentar reduz a quantidade de glicose no organismo. Exercícios físicos auxiliam na eliminação da glicose por meio de gasto de energia.

 

Referências

http://www.diabetes.org.br

https://portal.unimedbh.com.br/

Posts Relacionados

Compartilhe