Seu parceiro em Medicina Diagnóstica

Atendemos exclusivamente o segmento de Medicina Diagnóstica oferecendo as melhores soluções em produtos pré-analíticos e gestão laboratorial.

Faça uma busca

Planeje a compra de insumos e se diferencie como técnico de laboratório

 

Em época de retração econômica e contenção de gastos, é preciso buscar alternativas para economizar. Diante disso, alguns técnicos optam por comprar materiais de laboratório com preços mais baixos, porém esquecem de avaliar a qualidade dos itens e veracidade das informações das embalagens.

É o caso, por exemplo, de comprar gaze de marcas desconhecidas e no dia a dia notar que o produto não tem a absorção que deveria. Muitos profissionais podem achar que é um exagero se apegar a esse tipo de detalhe, porém são esses cuidados que tornam diferenciado o processo de atendimento de um laboratório de análises clínicas.

Entretanto, além de avaliar a qualidade do produto, um bom técnico de laboratório também deve estar atento às especificações dos produtos comprados.

De olho nas informações

Quando falamos das gazes, por exemplo, hoje temos no mercado as versões estéril, normalmente, comercializada em embalagens com 20, 10 e 5 unidades e as não-estéril vendidas em caixas com 500 unidades. Para fazer compressas ou assepsia da pele, a não-estéril costuma ser a mais vendida.

Como esse pacote é vendido com 500 unidades, muitos fabricantes partem do princípio de que o cliente não vai contabilizar o número de itens e, assim, enviam embalagens com uma quantidade menor. Existem casos em que o pacote de 500 unidades conta somente com 350 gazes.

Tudo isso faz com que o preço na hora da compra do material de laboratório se torne mais atraente e pareça mais vantajoso. Enquanto que isso não é verdade, pois você está pagando por uma quantidade que não receberá.

O mesmo acontece com os tamanhos da gaze. Em um pacote de gaze com medida 7,5 x 7,5 cm, quando a compressa é aberta, ela deve medir 15×30 cm. Não é raro encontrar marcas que caracterizam o produto com essas medidas, mas na verdade, quando abertas, elas não chegam ao valor indicado. A perda de produto consequentemente impacta na perda de absorção.

Para fazer um trabalho de destaque, o técnico de laboratório deve estar atento a todos esses detalhes. Uma maneira de facilitar esse processo é comprar os materiais de laboratório de fornecedores reconhecidos no mercado e que já tenham tradição no segmento. Com certeza, isso trará mais segurança e qualidade no resultado final.

Conte conosco para ajudá-lo a se diferenciar na sua carreira dentro do laboratório de análises clínicas.

 

Posts Relacionados

Compartilhe