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Principais etapas para um planejamento estratégico eficiente

 

Durante sua participação no CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, André Pacheco, Diretor de Novos Negócios e Marketing da Cremer S.A abordou um ponto muito discutido entre os laboratórios de análises clínicas: como tirar do papel o planejamento estratégico e colher os resultados esperados.

Segundo o executivo, para que isso ocorra, antes de falar da execução é importante focar-se na etapa do pré-planejamento. E, neste ponto é válido considerar: 

# Análise dos ambientes interno e externo para mapear as ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos do seu negócio.

# Definição da missão, visão e valores do seu laboratório. Isso é fundamental para saber onde quer chegar em curto, médio e longo prazo.

# Entendimento do papel de cada área e definição das responsabilidades.

# Proposição de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.

# Quantificar e avaliar a viabilidade dos objetivos traçados.

Implementação do planejamento estratégico

Feito isso, é a hora de iniciar a execução do planejamento. Para que tudo saia conforme o esperado, é fundamental promover o alinhamento da equipe e de todas áreas e compartilhar o conhecimento com todos.

O primeiro passo para alcançar esse resultado é divulgar. Isso mesmo reúna a equipe e transmita os elementos de decisão da empresa, reforçando o que se espera na alçada de atuação de cada um.

Para que seja viável o atingimento das metas proposta é necessário capacitar a equipe. Por isso, invista em programas de treinamentos, plano de incentivos, mudanças de estrutura e no desenvolvimento de sistemas de informações. Outro ponto importante é integrar o planejamento com o plano tático, envolvendo as decisões administrativa e as operacionais com as estratégicas.

O ideal é que todas as ações sejam direcionadas por indicadores mensuráveis e de fácil entendimento. Defina KPIs (Key Performance Indicators). É por meio deles que o gestor conseguirá analisar se o laboratório está na direção certa ou se é necessário corrigir a rota.

A definição de indicadores depende do tipo de negócio. Em linhas gerais eles são classificados como indicadores de processos, de desempenho, de gestão de pessoas e de conhecimento.

Quanto melhor o alinhamento interno das informações, com certeza, mais eficiente será a execução do planejamento estratégico. Lembre-se: estratégia boa é aquela que se consegue executar.

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